MOEMA - Av. Miruna, 162 - (11) 2337-7908

( Próximo à estação Eucaliptos)

LAPA - R. Cerro Corá, 1073 - (11) 2389-5503 

(Próximo à estação Vila Madalena)

CHÁC. STO. ANTÔNIO - R. Verbo Divino, 147 - (11) 2594-9700

(Próximo à estação Alto da Boa Vista)

Siga nossas redes sociais

  • Facebook Espaço da Audição
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO NO LOCAL

©  2019 por Espaço da Audição

VOCÊ E SEU APARELHO AUDITIVO

 

Dicas para você aproveitar ao máximo o uso dos seus aparelhos auditivos.

O primeiro contato com seu aparelho auditivo

 

Use-os durante a maior parte do dia. Você não aproveitará o máximo que o seu aparelho pode oferecer, se usá-los com pouca frequência. Use-os, inclusive, se estiver no silêncio e sem outras pessoas para conversar; o seu cérebro precisa estar conectado constantemente a qualquer som que possa surgir ao seu redor. 

A seguir, nós reunimos algumas dicas e truques para que você possa aproveitar totalmente seu aparelho auditivo. Aproveite todas as possibilidades que sua moderna solução auditiva tem a oferecer!

 

Além disso, siga as instruções que você recebeu durante o atendimento e que contam no manual do seu aparelho auditivo. Se você tiver alguma dúvida, fale com seu fonoaudiólogo do Espaço da Audição.

Ajustando o volume conforme a situação

 

Aparelhos auditivos modernos selecionam automaticamente o volume apropriado, conforme o ambiente em que está. Não é necessário fazer qualquer outro ajuste. Mas se você ainda quiser ajustar o volume manualmente, não o deixe muito forte. Isto raramente ajuda no entendimento da fala. Não tente entender alguém que está falando em voz baixa a uma longa distância, pois nem mesmo um ouvido saudável seria capaz de entender assim.

O aparelho auditivo – uma parte da sua vida

 

Assim como os óculos ou lentes de contato, um aparelho auditivo pode parecer estranho no começo. Após um breve período de ajuste, isto mudará. Acostume-se aos poucos, não tenha pressa. Entretanto, se você tiver qualquer problema ou sentir desconforto, fale com seu profissional de saúde auditiva.

 

Participando ativamente de discussões

Mesmo pessoas sem perda auditiva, às vezes, acham difícil acompanhar uma discussão, especialmente se várias pessoas estão falando ao mesmo tempo. Aproxime-se da pessoa que você gostaria de ouvir e concentre-se nela. Conforme você adquire experiência com seu aparelho auditivo, você será capaz de tirar de letra estas situações. Dispositivos auditivos adicionais também podem lhe ajudar nestas situações. Você pode descobrir mais conversando com seu profissional de saúde auditiva do Espaço da Audição. Eles podem lhe fornecer informações sobre quais dispositivos adicionais são apropriados para suas necessidades.

 

Visitas a locais públicos

 

Teatros, igrejas, salas de conferência ou locais similares representam um desafio acústico a usuários de aparelhos auditivos. O ideal seria você encontrar um assento em um local com a melhor acústica, geralmente localizados nas partes frontal e central do salão. Você não precisa sentar muito próximo ao orador, mas perto o suficiente para ver seu rosto. Alguns locais públicos possuem equipamento técnico especial para facilitar sua audição e entendimento – veja maiores detalhes com o seu fonoaudiólogo e se o local possui essa acessibilidade.

Acompanhe programas de rádio ou televisão

 

Às vezes, não é possível entender todas as palavras. Nestes casos, tente minimizar o ruído de fundo do ambiente e se concentrar no contexto geral. O seu aparelho auditivo possui recursos e dispositivos adicionais para facilitar a compreensão nesses casos; converse com o seu fonoaudiólogo à respeito.

 

Use seu aparelho auditivo com o telefone

 

Como um usuário de aparelho auditivo, você tem muitas opções para melhorar sua audição e entendimento durante chamadas telefônicas. Seu especialista em aparelhos auditivos pode lhe aconselhar sobre a melhor solução para você.

CUIDADOS COM O APARELHO AUDITIVO

Os seus aparelhos auditivos, apesar de serem resistentes, precisam ser manuseados e higienizados frequentemente para garantir uma maior durabilidade e performance. Essa manutenção é fácil e rápida!

Troca das pilhas

Fique atento ao período para a troca das pilhas. O desempenho do seu aparelho auditivo pode diminuir  quando a pilha ou bateria está fraca. O seu aparelho avisa quando estiver na hora de realizar a substituição e você também pode adquirir o testador de pilha para verificar e confirmar o status da sua carga.

Sempre que remover o lacre da pilha, aguarde no mínimo 2 minutos para que ela possa ser ativada adequadamente e ter um melhor desempenho. Nunca tire o lacre e coloque direto nos seus aparelhos.

Importante: não é indicado utilizar pilhas que não correspondam ao uso específico do aparelho. Do contrário, ele pode ser danificado permanentemente ou continuar apresentando desempenho insatisfatório.

Dificuldade com a troca das pilhas?

 

Temos soluções de baterias recarregáveis e também aparelho auditivo totalmente recarregável para facilitar o seu manuseio. 

Faça limpeza diária

 

Antes de manusear o seu aparelho auditivo, certifique-se de segurá-lo sobre uma superfície macia para evitar danos, se você deixá-lo cair.

Limpe seus aparelhos auditivos diariamente e siga todas as recomendações de cuidados e uso descritas no manual do produto. Utilize um pano seco e uma escovinha apropriada.

 

Certifique-se de que suas mãos estejam limpas e secas antes de manusear seus aparelhos. Não use água, líquidos de limpeza, solventes ou álcool, pois podem danificar seus aparelhos auditivos.

As entradas do microfone podem ser facilmente bloqueadas por sujeiras. Além disso, a saída do som para o ouvido pode ficar acumulada de cera, impedindo a passagem do som. Use o sistema de proteção e ferramentas para limpar a cera acumulada a cada dia. Pergunte ao seu profissional de audição sobre o sistema específico de proteção de cera em seus aparelhos auditivos e como ele pode ser substituído.

 

Água

Remova seus aparelhos auditivos antes de tomar banho, fazer sauna ou entrar numa piscina. A umidade é prejudicial ao seu dispositivo.

Frequentemente, utilize um desumidificador, quando for dormir, para remover a umidade acumulada em seus aparelhos durante o dia. Essa simples manutenção garante um tempo de vida maior para eles, evitando a oxidação das peças internas. Saiba mais sobre os tipos de desumidificador e o seu manuseio com o seu fonoaudiólogo.

O Espaço da Audição possui kit’s apropriados de limpeza e secagem. Saiba mais com o seu fonoaudiólogo.

Jamais tente abrir o aparelho sozinho, especialmente com o auxílio de objetos pontiagudos. Diante de qualquer irregularidade, leve seus aparelhos auditivos diretamente a uma das unidades do Espaço da Audição para uma revisão completa. E sempre compareça nos retornos pré agendados para garantir um bom desempenho dos seus aparelhos.

Testador de pilha

Faça a colocação com cuidado

No momento da colocação dos aparelhos auditivos, recomendamos que você esteja sentado próximo a uma mesa ou na cama e com boa iluminação.

Não faça nada com pressa ou de qualquer maneira. Além de não ter um uso eficiente, a má colocação pode causar incômodos e ainda danificar seu aparelho, que fica mais susceptível a quedas e outros incidentes.

Sempre armazene o aparelho corretamente

Guarde seus aparelhos auditivos na embalagem original e em um local seco e arejado. Evite ambientes úmidos, calor, produtos químicos e batidas. Siga todas as recomendações de cuidados e uso descritas no manual do produto.

Atenção: Mantenha seus aparelhos auditivos fora do alcance de crianças e animais de estimação!

Além do prejuízo financeiro, caso o aparelho se quebre, as baterias podem ser perigosas se forem engolidas por crianças ou animais de estimação. Entre em contato com seu médico ou veterinário se uma bateria ou aparelho auditivo for acidentalmente engolido.

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto ou precisar de um atendimento, entre em contato conosco!