Conexão entre música e audição


Imagem Pixabay


O benefício da música tem sido muito discutido seja na fonoaudiologia, na medicina, na sociedade e na vida cotidiana.


A conexão entre música e audição está ganhando destaque nas pesquisas científicas ao redor do mundo. Uma pioneira neste estudo é a Dra. Nina Kraus que, constantemente, divulga seus estudos que demonstram as evidências científicas de que o treinamento musical fortalece os mecanismos de processamento das informações auditivas em todo o percurso auditivo (da orelha externa até o cérebro). 


Além disso, há evidências de que o treinamento musical favorece a capacidade dos ouvintes em compreender a fala em ambientes ruidosos, o que seria extremamente benéfico para indivíduos idosos, bem como crianças e adolescentes com dificuldades escolares.


O treinamento musical realizado dentro de determinadas comunidades ou, ainda, dentro dos ambientes escolares mostraram ganhos neurobiológicos importantes. Este tipo de treinamento permite que novas conexões cerebrais sejam ativadas em um menor espaço de tempo. Deste modo, as pessoas poderiam se beneficiar com o treinamento musical com melhoras importantes para ouvir, compreender a fala, lidar com sons competitivos, pensar e se movimentar. Existindo, deste modo, conexões entre os diferentes sentidos.


Esta gestão de diferentes sentidos mostrou-se muito eficiente nos pacientes com demências senis ou mesmo no caso de demências mais avançadas. Um relato bem interessante foi descrito por um musicista que observou que o ato de cantar para e com sua mãe, portadora de Alzheimer, possibilitou que esta Sra. retornasse a consciência e ficasse mais atenta em suas habilidades diárias.


Estas experiências evidenciam que a musicoterapia pode ser uma grande aliada aos nossos pacientes. A conexão entre música e audição está bem estabelecida e, portanto, os fonoaudiólogos poderiam fazer uso desta ferramenta em suas atividades profissionais com o intuito de fortalecimento das seguintes habilidades: cognitivas, auditivas e motoras.


A experiência musical em qualquer faixa etária mostrou ser um poderoso instrumento para modelar o cérebro auditivo.






Fonte: cenacursos.com.br/

espaco_da_audicao_logo_branco.PNG

11 94913 2214

MOEMA - Av. Miruna, 162 - (11) 2337-7908

( Próximo à estação Eucaliptos)

LAPA - R. Cerro Corá, 1073 - (11) 2389-5503 

(Próximo à estação Vila Madalena)

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO NO LOCAL

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook Espaço da Audição
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

©  2020 por Espaço da Audição