Mitos e verdades sobre perda auditiva


1) Ouvir música alta demais pode causar perda auditiva

VERDADE: Qualquer exposição prolongada a som muito forte (acima de 85dB) pode danificar as células do ouvido, inclusive alguns eletrodomésticos, como o secador de cabelo, possuem um ruído acima de 85dB. Esses danos são irreversíveis, causando uma perda auditiva permanente. Atualmente, exposição ao ruído, principalmente uso de fone de ouvido incorreto, é a principal causa de perda auditiva. Recomenda-se o uso de protetores auriculares quando for ficar exposto a algum desses ruídos.

2) Minha perda auditiva não tem solução!

MITO: Existem várias causas e tratamentos para perda auditiva. Quando a lesão no ouvido é permanente, o uso do aparelho auditivo resgata a audição para o paciente e permite que o cérebro não fique em privação sensorial e “enfraqueça”.

3) Infecções no ouvido podem causar perda auditiva

VERDADE: Infecções, como otite, podem causar perda auditiva. Quando elas são tratadas rápido e adequadamente, o tratamento é simples e a audição é recuperada. Porém, alguns casos, quando não tratados, podem causar uma perda auditiva permanente. Por isso, consulte periodicamente seu médico otorrinolaringologista.

4) Tenho perda auditiva, mas é melhor esperar o máximo de tempo possível antes de colocar um aparelho auditivo para o ouvido não ficar “preguiçoso”

MITO: Logo após o diagnóstico da perda auditiva e indicação dos aparelhos auditivos, é fundamental já buscar o tratamento o mais rápido possível. Além da deficiência auditiva interferir na interação com o mundo e com as pessoas, se não tratada, ela pode prejudicar a capacidade cognitiva, favorecendo doenças como a demência e problemas de memória. A demora para tratar a perda auditiva também dificulta o processo de reabilitação após a adaptação dos aparelhos auditivos, já que o cérebro “esquece” como é ouvir e fica com as funções de atenção e memória prejudicadas.

5) A perda auditiva pode causar depressão

VERDADE: A perda auditiva pode causar um distanciamento das pessoas pela dificuldade de compreensão de fala. Esse isolamento social quando prolongado pode evoluir para uma depressão e outros problemas emocionais. O tratamento com os aparelhos auditivos resgata a qualidade de vida e o convívio com as pessoas queridas.

6) Para conversar com uma pessoa com perda auditiva é preciso falar muito alto

MITO: Falar alto ou até mesmo gritar pode distorcer os sons e prejudicar ainda mais a compreensão da fala. Além disso, pessoas com perda auditiva tendem a ter sensibilidade a sons altos e sentirem desconforto. O correto é falar pausadamente, articulando bem as palavras, e de frente para a pessoa para que ela possa pegar todas as pistas visuais.

7) Pessoas com perda auditiva não conseguem falar no telefone

MITO: A tecnologia dos aparelhos auditivos está muito evoluída, possibilitando uma melhor compreensão de fala até mesmo no telefone. Além disso, os aparelhos auditivos possuem conectividade, via Bluetooth, com celulares e telefones, facilitando a conversa durante a ligação.

8) O zumbido no ouvido pode causar perda auditiva

MITO: O zumbido na verdade é um sintoma de perda de auditiva e não a sua causa. Em 90% dos casos de zumbido, já existe uma alteração auditiva responsável pelo aparecimento desse apito ou chiado nos ouvidos.

9) Alguns remédios podem prejudicar nossa audição

VERDADE: Alguns medicamentos são considerados drogas ototóxicas, ou seja, são aquelas capazes de lesar estruturas da orelha interna, impactando negativamente nas funções auditiva e do equilíbrio. Remédios antibióticos, para o câncer, hipertensão arterial, doenças neurológicas e mesmo alguns considerados mais inofensivos, como o AAS (Aspirina), podem causar zumbido e perda auditiva. Por isso, não devemos tomar medicamento sem orientação médica e sempre fazer o acompanhamento da nossa saúde auditiva.

Fga. Ms. Ariane Solci Bonucci


espaco_da_audicao_logo_branco.PNG

11 94913 2214

MOEMA - Av. Miruna, 162 - (11) 2337-7908

( Próximo à estação Eucaliptos)

LAPA - R. Cerro Corá, 1073 - (11) 2389-5503 

(Próximo à estação Vila Madalena)

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO NO LOCAL

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook Espaço da Audição
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

©  2020 por Espaço da Audição