Áudio em 8D: Saiba como a tecnologia funciona
Você sabia que dá pra ouvir um áudio em 8D? Já ouviu alguma música com essa tecnologia? Elas estão amplamente disponíveis na internet e a experiência é muito boa. Mas você sabe como o 8D funciona?
É preciso que uma coisa fique clara desde o princípio: só é possível perceber o efeito 8D se você estiver usando fone de ouvido.
O áudio em 8D permite que a pessoa tenha uma experiência mais imersiva na música. Além de fazer a reprodução no plano horizontal – que é o comum – o áudio em 8D cobre o som acima e abaixo do ouvinte. Essa técnica dá a impressão de que a pessoa está ouvindo a música no ambiente e não no fone de ouvido.
Conquistando cada vez mais espaço na internet, a técnica já pode ser apreciada em diversos canais do YouTube. Estes, usaram o áudio 8D para transformar músicas conhecidas pelo público.
Veja abaixo:
Queen - Bohemian Rhapsody
Origem do áudio em 8D
Por mais que seja um sucesso na atualidade, o áudio 8D não foi desenvolvido agora. Talvez fãs de bandas como o Pink Floyd saibam que, na década de 80, eles já faziam uso dessa tecnologia.
Porém, nessa época, a tecnologia descoberta pelo argentino Hugo Zucareli era conhecida como ambisonic.
O que Zucareli fez foi criar um sistema que desse a impressão de que o som estava saindo de vários pontos diferentes. Portanto, quando o nosso cérebro processa o que está acontecendo, a sensação é muito diferente, como se a pessoa fosse “envolvida” pelo áudio.
Em sua pesquisa, Zucareli conseguiu provar que a audição humana é capaz de captar o som em espaços com 360º. Por isso, o áudio em 8D é mais agradável para nossa audição do que um áudio linear.
Como é feito o áudio em 8D?
Para que um áudio já seja gravado em 8D é utilizada uma cabeça artificial. Nela, estão posicionados dois microfones, com distância de 18cm.
Fonte: www.startupsstars.com