Mitos e verdades sobre o aparelho auditivo


A maioria das pessoas com dificuldade auditiva ainda possuem resistência em aceitar e reconhecer que possuem um problema para compreender a mensagem falada. Mesmo atualmente, abordar o tema sobre aparelho auditivo gera muita insegurança e preconceito entre a população. Muito disso se dá pela falta de informação sobre a saúde auditiva e pelos mitos criados sobre esse tema.

A maioria dos mitos tem origem nos aparelhos auditivos do passado. Felizmente, hoje a realidade é bem diferente.

Veja algumas verdades e alguns mitos sobre o aparelho auditivo. Garanto que você conhecerá um mundo cheio de tecnologia, discrição e, melhor ainda, independência e qualidade de vida.

SOU MUITO JOVEM PARA USAR APARELHOS AUDITIVOS

A perda auditiva afeta todas as idades e está cada vez mais aumentando entre os jovens e adultos por conta do uso incorreto do fone de ouvido.

Após o diagnóstico da perda auditiva e da indicação do uso do aparelho auditivo, cada ano que se espera para iniciar o tratamento, o seu cérebro vai “desaprendendo” a ouvir e a reconhecer os sons...te isolando do mundo sonoro.

Mas afinal o que faz uma pessoa parecer realmente mais velha? É a incapacidade de ouvir ou de nunca entender o que lhe dizem. Por esse motivo, os aparelhos auditivos podem fazer com que você continue a ser o jovem que é e, principalmente, a manter a sua independência.

APARELHO AUDITIVO É COMPLICADO, NÃO VOU ME ADAPTAR!

Para a adaptação adequada dos seus aparelhos auditivos são necessários 3 pilares fundamentais:

1) Atendimento por um profissional da saúde capacitado: audição é assunto muito sério e sua reabilitação precisa ser realizada pelo profissional habilitado para indicar e adaptar o aparelho auditivo – o fonoaudiólogo. Garanta que quem está lhe atendendo possui inscrição no Conselho de Fonoaudiologia e tem experiência na área de aparelhos auditivos;

2) Adquirir um produto de qualidade e boa procedência. Muitos aparelhos atuais são super modernos e com alta qualidade sonora, além de serem totalmente automáticos (confiram mais detalhes abaixo). Ou seja, não dá para comprar qualquer aparelho auditivo, principalmente, sem a indicação do fonoaudiólogo;

3) Ter o acompanhamento periódico após a adaptação dos aparelhos auditivos para otimizar o seu uso e garantir que tenha acesso aos sons de fala.

Esses 3 itens vão possibilitar uma adaptação mais tranquila e melhorar sua qualidade de vida. O aparelho auditivo fará parte do seu corpo e você nem perceberá que está com ele.

APARELHOS AUDITIVOS FAZEM BARULHOS!

Antigamente, os aparelhos auditivos eram analógicos e somente amplificavam todos os sons. Porém, atualmente, com o avanço da tecnologia, muitos aparelhos, como os da marca Rexton (origem alemã), possuem um processamento digital e vários recursos (algoritmos) que analisam os sons e processam cada um de forma diferente e personalizada; assim como o nosso cérebro faz, garantindo uma qualidade sonora muito natural. Você sabia que um aparelho auditivo pode processar mais de 800 milhões de instruções por segundo? Eles são totalmente automáticos, mas, caso queira, você também pode regulá-los, inclusive pelo seu celular, por meio de aplicativos gratuitos. Eles podem ser conectados a vários acessórios Bluetooth, ao seu celular e a sua televisão.

APARELHOS AUDITIVOS SÃO GRANDES E FEIOS

Graças à nanotecnologia, os aparelhos auditivos modernos, além de terem alta tecnologia, são minúsculos e podem ficar praticamente invisíveis dentro do ouvido ou, até mesmo, atrás da orelha. São projetados para serem leves e se adaptarem perfeita e discretamente na orelha do usuário.

AMPLIFICADOR DE SOM É IGUAL AO APARELHO AUDITIVO

NÃO! Num primeiro momento, eles podem parecem iguais, porém são bem distintos. E essa desinformação faz com que muitos indivíduos adquiram o amplificador para tratar sua dificuldade auditiva, podendo prejudicar sua audição. Isso acontece porque os amplificadores de som devem ser utilizados por indivíduos que não possuem deficiência e, mesmo assim, com o devido cuidado. Afinal, como o próprio nome já diz, esses dispositivos servem somente para amplificar todos os sons no ambiente, sem nenhuma distinção, por diferentes motivos (ex. lazer), mas nunca para tratar a queixa de dificuldade de ouvir bem. Por isso eles possuem um preço mais atrativo. Optando por um amplificador de som, o paciente pode trazer mais danos a sua audição, pois pode ocorrer uma super amplificação e complicações na sua saúde auditiva.

O aparelho auditivo é o dispositivo apropriado destinado a corrigir a deficiência auditiva. Seu ajuste é personalizado, inclusive pelo grau e tipo de perda auditiva, realizado por frequência (Hz) e intensidade (dB) do som externo. Além de possuir recursos para garantir um som mais natural, priorizar a fala e evitar excesso de amplificação. Ele é indicado e adaptado pelo fonoaudiólogo, profissional especializado na saúde auditiva.

POSSO USAR APARELHO EM APENAS UMA ORELHA?

Afinal, porque temos duas orelhas? A audição binaural (nas duas orelhas) garante a captação adequada de todos os sons ao redor, aumenta o volume do som, melhora a nitidez, permite a localização sonora e menos esforço auditivo. Por isso, se houver perda auditiva em ambas as orelhas, temos sim que considerar a adaptação nas duas orelhas, exceto, quando houver alguma contraindicação. Essa conduta evitará a privação sensorial do lado não adaptado e que prejudicaria diversas habilidades auditivas importantes para a compreensão do som, principalmente, da fala.

MINHA AUDIÇÃO VAI PIORAR SE USAR O APARELHO?

Pelo contrário! Pesquisas já comprovaram que a perda auditiva não tratada pode causar prejuízos sérios ao cérebro, como problemas de memória, falta de atenção, concentração e, até mesmo, potencializar o aparecimento de demências.

Depois de garantir os 3 pilares citados mais acima, o aparelho auditivo vai possibilitar uma audição com menos esforço, menos estresse e evitar que seu cérebro fique em privação sensorial.

GASTA MUITA PILHA?

O consumo de pilha varia, não só pelo seu modelo (tamanho), mas também depende da marca do aparelho auditivo, sua tecnologia, potência, tempo de uso, etc.. Pensando na praticidade do dia a dia e da importância do aparelho na vida do usuário, a Rexton desenvolveu aparelhos com uma durabilidade maior de pilha. E foi além, desenvolveu um aparelho auditivo totalmente livre de bateria, preservando inclusive o meio ambiente! Basta recarrega-lo na tomada, semelhante a um celular; o desempenho de carga é de 24 horas de uso.

APARELHOS AUDITIVOS SÃO MUITO CAROS

O investimento varia de acordo com a marca, sua tecnologia, capacitação do fonoaudiólogo e, principalmente, os serviços agregados, ou seja, como será o seu pós venda, que é muito importante para o desenvolvimento das habilidades auditivas que foram prejudicadas. No caso do Espaço da Audição, distribuidor autorizado da marca Rexton, em SP, MG e GO, você encontra aparelhos com o melhor custo x benefício do mercado, além de ter um tratamento diferenciado pós-adaptação: treinamento auditivo, pilhas gratuitas, mensurações específicas para confirmar o acesso aos sons e muito mais.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e conheça esse mundo incrível e tecnológico dos aparelhos auditivos. Nossos profissionais especializados terão o prazer de fornecer maiores informações. Clique aqui e entre em contato


149 visualizações
ESPAÇO_DA_AUDIÇÃO_APARELHOS_AUDITIVOS.pn

11 94913 2214