O que é “rolha de cera”?


A rolha de cera é o acúmulo do cerúmen no conduto auditivo. Esse acúmulo de cera pode causar uma perda parcial e temporária da audição. Outros sintomas comuns são: sensação de ouvido tapado, dor no ouvido, tosse e até tontura.

A rolha de cera pode ter origem do uso constante das hastes flexíveis, como vimos no post 3 - Razões para parar com o uso do Cotonete - mas também pode ter origem da produção excessiva de cera que algumas pessoas têm ou por exposição à água do mar/piscina sem o uso de tampões de ouvido.

Existem três formas para limpeza quando há a rolha de cera, que deverá ser analisada e conduzida por um médico otorrinolaringologista: lavagem com água morna, extirpação da cera por aspiração ou por meio da utilização de pequena cureta.

A forma de limpeza irá variar em função da consistência da cera, do paciente e da experiência do médico. Em alguns casos, o paciente pode ser orientado a usar medicação por um período aproximado de até 7 dias. Essa medicação irá amolecer a cera e facilitar sua remoção.


57 visualizações
ESPAÇO_DA_AUDIÇÃO_APARELHOS_AUDITIVOS.pn

11 94913 2214