Intérpretes ‘traduzem’ gol do Brasil na Copa para torcedor deficiente visual e auditivo


Para a maioria das pessoas o mundo só vai conseguir evoluir se seguir o caminho da diversidade e inclusão. Na sociedade do século 21 não há mais espaço para visões segregacionistas e preconceituosas.

Em tempos de Copa do Mundo não podia existir exemplo melhor do que o registro da emoção de um torcedor surdo e cego, que com o auxílio dos amigos sentiu a emoção de um gol.

Carlos Júnior conseguiu compartilhar com milhões de brasileiros a euforia do gol marcado por Philippe Coutinho aos 46 minutos do segundo tempo do nervoso jogo contra a Costa Rica. A experiência foi possível graças ao trabalho realizado por intérpretes de Libras e Libras Tátil, que narram os fatos usando a linguagem de sinais e a comunicação háptica. Agradecimentos para Hélio Fonseca e Marcelo Guti.

Para passar uma sensação fiel ao que está acontecendo dentro das quatro linhas os intérpretes movimentam as mãos de Carlos sobre uma mesa com um campo de futebol. E com as mãos nas costas o torcedor também consegue sentir os movimentos do jogador e saber em que parte do campo eles se encontram. Divulgado nas redes sociais, o vídeo foi um verdadeiro sucesso e deixa uma mensagem para a democratização do acesso. Que tal pensarmos em investimentos para viabilizar este método para mais pessoas?

Fonte: https://www.hypeness.com.br


1 visualização
ESPAÇO_DA_AUDIÇÃO_APARELHOS_AUDITIVOS.pn

11 94913 2214